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10/03/2014
Módulo financeiro
Links
Uma das mais importantes mudanças no módulo Financeiro é a introdução do conceito de links. Os links são botões que te levam a uma outra informação, mais ou menos como o que acontece com os sites na internet. É muito comum quando se está pagando uma conta, por exemplo, quer saber o que exatamente foi comprado. E os links servem exatamente para isso.
Os links estão disponíveis em várias áreas do Financeiro. Mostraremos aqui como exemplo a tela de Manutenção de Contas a Pagar.
- A tela está mostrando as contas a pagar conforme as seleções escolhidas anteriormente.
- Em destaque está a coluna “Origem”, que mostra que uma conta a pagar veio de uma entrada. Ao clicar sobre o botão selecionado aparece a tela abaixo.
Essa mostra os dados da entrada que gerou aquela conta. E aqui pode-se teclar ESC para voltar para a tela anterior ou clicar em outros links. Todos os pontos azuis são links que o levarão a um resumo do cadastro do fornecedor, vendedor ou cada um dos produtos, por exemplo.
O conceito de links facilitará ainda mais o uso do módulo Financeiro no seu Shop Control 8.
Movimentação do Caixa
A tela de Movimentação do Caixa do Shop Control 8 está muito mais completa e segura. O layout foi modificado para permitir a inclusão de mais opções e vários aspectos de segurança foram introduzidos.
- Cada um dos tipos de valores no caixa ganhou uma aba única. Em cada uma dessas abas é permitido visualizar o total e fazer as movimentações, se for o caso.
- Essa é a tela que aparece ao retirar cheques do caixa. Antigamente digitava-se somente o valor, sem indicar quais cheques estavam sendo selecionados. Agora a tela, de uma forma rápida e prática, permite selecionar os cheques que estão sendo retirados.
- O destino também pode ser um outro caixa, ou uma conta corrente. E os lançamentos podem ser consolidados automaticamente.
- Aqui estamos retirando um valor em dinheiro do caixa. É possível escolher vários destinos para o dinheiro, como conta bancária, outro caixa, etc. Ele pode inclusive ser utilizado para o pagamento de várias contas pagas ao mesmo tempo.
- É possível transferir cheques e cartões entre caixas.
- Existe um relatório com saldo de todos os caixas.
Manutenção de Cartões
A manutenção de cartões de crédito sempre foi um processo cansativo. Nem sempre as administradoras colocam os cartões nos dias corretos e muitas vezes existem cartões com valores muito parecidos, dificultando ainda mais a busca.
O novo Shop Control 8 tem um conceito diferente da versão anterior nessa área. Agora é possível mudar a seleção e buscar outras opções sem perder os cartões já selecionados, veja:
- Aqui já temos 3 cartões selecionados.
- Para fazer uma nova busca e preencher a parte de cima da tela com novos dados, basta clicar o botão “Voltar à seleção”. Será possível mudar os parâmetros de busca e os cartões já selecionados não serão apagados. É um processo muito mais simples e rápido. Você vai gostar.
Fechamento de Conta
Muitas empresas que trabalham com pequenos produtos ou serviços têm clientes que fazem diversas comprar durante um mês e pagam tudo junto no mês seguinte. O Shop Control 8 tem uma nova forma de lidar com essa situação, com rapidez e praticidade.
As vendas devem ser lançadas normalmente na conta do cliente. No final do período, utilizando a nova tela de Fechamento de Conta do Cliente pode ser gerada uma saída para cada cliente, além da conta a receber. Com a saída gerada fica muito fácil imprimir a nota e enviar ao cliente.
- Escolha o período da vendas.
- Informe os dados da conta a receber a ser gerada.
- Na versão Corporate indique que deseja gerar uma saída para cada cliente. Essa saída não deve alterar o estoque, já que isso foi feito no momento da venda. Ao clicar o botão “Fechar Contas”, o financeiro será gerado e uma saída para cada cliente também. Simples e rápido.
Vale para Funcionários
O Shop Control 8 agora também controla os vales fornecidos à funcionários. É uma operação simples mas que facilita muito o fechamento do mês e o cálculo do valor a pagar para seus colaboradores.
Uma função totalmente nova no Shop Control 8 é o novo sistema de cobrança. Você pode definir quais os passos que sua empresa utiliza para a cobrança e o sistema o auxiliará nesses procedimentos. É possível armazenar informações sobre contatos efetuados, pular passos ou postergar eventos. Veja mais:
- Aqui, na tela de configuração, são configurados os passos para a cobrança. Podem ser definidos até 9 passos, obrigatórios ou não. Existem 5 tipos de passos: ligação, e-mail, carta informa, carta registrada e o envio para protesto.
- Na tela de manutenção de cobrança são mostrados os títulos. Ao clicar sobre um deles é mostrado estado atual dessa cobrança. É possível definir um cobrador preferencia para uma cobrança.
- Ao selecionar um título e pressionar o botão “Próximo” a seguinte tela é mostrada:
- Aqui é informado o andamento do passo atual. Pode-se lançar um histórico e o nome da pessoa contactada.
- É possível confirmar que o passo foi cumprido, prorrogar para outra data ou pular um passo, caso não se consiga contactar o devedor, por exemplo.
- Esse processo continua até o envio do título para protesto.
- O sistema também armazena os títulos que foram protestados e permite visualizar e informar que o título for retirado do protesto.
Desconto de Duplicatas, Cheques e Custódia
O desconto de duplicatas e cheques é uma prática comum no comércio e o Shop Control 8 vem de encontro a mais essa necessidade dos clientes. Com um procedimento simples e rápido é possível descontar duplicatas e cheques ou custodiar cheques. Veja como funciona, usando títulos como exemplo:
- Primeiro você seleciona os títulos.
- Depois basta informar o desconto, em valores ou percentual e a forma de recebimento.
- Confirmando a operação as duplicatas serão marcadas como trocadas e o dinheiro entrará na conta corrente, nesse exemplo.
- Quando a financeira confirmar o pagamento dos títulos basta informar no sistema que eles foram baixados.
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