Agora totalmente integrado com o WhatsApp!! Clique aqui e saiba mais.


Notice: Undefined offset: 0 in C:\home\site\wwwroot\wp-content\themes\idealsoft\single.php on line 57

04/07/2014

Recurso 'Botões Ativos/Inativos'

Muitos usuários – temendo que as informações não fossem gravadas – mantinham o hábito de clicar diversas vezes no botão Gravar, mesmo depois do registro já salvo no banco de dados. Essa característica, de forma isolada, não corresponde a qualquer fator prejudicial ao sistema, mas, quando feito por diversos funcionários, em redes com vários computadores, podia prejudicar o tráfego de informações e causar lentidão.

Foi pensando nisso que formulamos uma nova maneira no acionamento dos botões e a aplicamos nas telas do Shop Control 9. A inovação consiste no seguinte: enquanto não adicionar alguma informação ao registro, ou enquanto um dos campos não for alterado, o Gravar ficará desabilitado (semi transparante), impedindo que o funcionário clique nele.

Logo após a modificação – texto adicionado / modificado, campos alterados, etc. – o botão será ativado (tornando-se opaco), permitindo o “clique” que salvará as alterações e/ou novo registro. Porém, logo após executado, voltará ao estado original que impede seu uso, evitando os acionamentos desnecessários, visto que a informação já foi transmitida e registrada na base de dados da empresa. Veja, nas imagens abaixo, a sequência do processo de gravação:

Dica: O botão apresentará uma animação (Gravando / Gravado) enquanto o sistema estiver salvando os dados e, logo após, será desabilitado.

 Recurso botoes Ativos-Inativos - botao gravar desabilitado

1. Botão Gravar desabilitado

Recurso botoes Ativos-Inativos - botao gravar habilitado

2. Botão Gravar habilitado

Recurso botoes Ativos-Inativos - gravando informacoes

3. Gravando informações

Recurso botoes Ativos-Inativos - registro gravado

4. Registro gravado

No exemplo abaixo temos aplicado, além das funcionalidades de botões habilitados somente quando necessário, outra característica que visa trazer mais espaço e organização na adição de informações, veja:

Recurso botoes Ativos-Inativos - cadastro clientes e fornecedores

Cadastro de Clientes e Fornecedores

Recurso botoes Ativos-Inativo - novo contato-email

Novo Contato / E-mail

Recurso botoes Ativos-Inativos - contato adicionado

Contato Adicionado

Verifique nas imagens acima que o procedimento para adicionar ou editar um contato é feito por uma “sub tela”. Como mostra a primeira imagem, na lateral inferior direita existem três botões, os quais permitem ao funcionário Adicionar, Editar ou Remover novos contatos. Clicando no Ícone +, uma nova tela é destacada, disponibilizando ao funcionário um espaço mais amplo e organizado para inserir todos os dados do novo contato.

Tanto a “sub tela” quanto os outros botões usados para administrar os contatos, possuem as mesmas técnicas aplicadas no item explicado anteriormente (botão Gravar), garantindo mais desempenho a todo o sistema.

Após gravar os dados do Novo Contato / E-mail, ele será apresentado na tela principal, conforme mostra a terceira figura.

Dica: Quando a “sub tela” Novo Contato / E-mail estiver visível, a janela ” Cadastro de Clientes e Fornecedores” permanecerá bloqueada até que o registro do contato seja finalizado. Porém, isso não impedirá que o funcionário continue utilizando as demais telas do Shop Control 9, já que sua estrutura garante essa flexibilidade. Dessa forma, ainda que a tela de Novo Contato esteja aberta, é possível acessar, por exemplo, o Cadastro de Funcionários, a tela de Mensagens ou qualquer outra tela do sistema.