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08/07/2014

Acessibilidade

O Shop Control 9 conta com componentes que auxiliam o usuário na utilização do sistema, direcionando-o para os locais adequados e enfatizando os pontos necessários para que não ocorram falhas de cadastro, as quais poderão prejudicar movimentos futuros. Veja:

Mensagens de Aviso e Direcionamento

Os avisos do sistema foram retirados dos rodapés e transformados em caixas de diálogo – exibidas no centro da tela – que exigem a interação do usuário (clique), confirmando sua leitura. Um exemplo disso são os alertas dos campos requeridos (preenchimento obrigatório).

Observe que o sistema alerta o usuário através de uma mensagem ‘O campo ‘X’ deve ser preenchido.’ e solicita o clique no botão OK.

Dica: Campos Requeridos são aqueles que o sistema ou o usuário (através de configurações na tela) exigem o preenchimento das informações. Deixá-los em branco impede que o registro seja salvo.

Acessibilidade - cadastro de produtos - campo obrigatorio

Cadastro de Produtos – Campo ‘NCM ‘ obrigatório

Após confirmar, o usuário é direcionado ao campo indicado na mensagem (mesmo que esteja em outra aba), facilitando sua localização. Perceba também (imagem abaixo) que o campo “pisca” em vermelho, facilitando encontrá-lo dentre os demais.

Acessibilidade - cadastro de produtos - campo em vermelho

Cadastro de Produtos – Campo ‘NCM’ destacado em vermelho

Para facilitar ainda mais a utilização do sistema, adicionamos bordas coloridas aos campos do sistema, para que alertem o  usuário sobre informações incorretas ou repetidas. Veja abaixo:

Destaques em Amarelo

Acessibilidade - amarelo - alerta amarelo

Alerta Amarelo

Acessibilidade - amarelo - tooltip

Tooltip

Acessibilidade - amarelo - caixa de dialogo

Caixa de Diálogo

Destaques em Vermelho

No caso apresentado pelas imagens, o campo Nome está destacado em amarelo pois o Shop Control 9 identificou que a descrição “Tamanho P” já está em uso em outro código. Ou seja, durante o processo de cadastro (logo após o cursor sair do campo Nome) o funcionário ficará ciente que o registro a ser criado possui um nome idêntico ao de outro cadastro existente, evitando assim lançamentos de itens repetidos.

Além do destaque amarelo, o sistema apresenta uma Tooltip contendo a descrição do problema encontrado. Sempre que quiser visualizá-la, posicione o mouse sobre o campo que estiver piscando e aguarde alguns segundos.

Dica: Tooltips são pequenas descrições que permanecem ocultas até que o usuário mantenha o mouse sobre o item em que elas se encontram.

Caso o funcionário ignore o aviso visual e acabe por clicar em Gravar, o Shop Control 9 criará o novo registro, mas ao mesmo tempo exibirá uma Caixa de Diálogo com o seguinte conteúdo: O nome digitado já está em uso pelo código ‘x’. Essa mensagem somente desaparecerá quando o Ok for pressionado.

Acessibilidade - vermelho - caixa de dialogo

Caixa de Diálogo

Acessibilidade - vermelho - alerta vermelho

Alerta Vermelho

Acessibilidade - vermelho - tooltip

Tooltip

Já nas imagens acima, o campo destacado em vermelho indica a exigência do preenchimento para o Código, que é requerido antes que o cadastro possa ser salvo. Ao contrário do alerta amarelo, nesse caso o usuário não poderá prosseguir sem que o campo seja preenchido.

Por esse mesmo motivo, o alerta acontece em ordens diferentes. O sistema apresenta a Caixa de Diálogo – logo após pressionar o  Gravar –,  direciona o usuário ao campo (destacando-o em vermelho) e, depois, mostra a Tooltip (que estará disponível enquanto o campo estiver piscando).