01/07/2017
Problema na validação da NFC-e
Prezados clientes.
A SEFAZ está retornando a mensagem “105 – Lote em processamento” durante a emissão de NFC-e.
Esse retorno se dá quando é realizada uma consulta pelo número do recibo do lote e o webservice ainda não terminou de processar o XML enviado.
É possível aguardar alguns instantes e efetuar uma nova consulta, da seguinte forma:
– abra a sequência;
– clique em “NFC-e” e “Consultar NFC-e”;
– averigue se o documento possui um novo status.
Também é permitida a ativação da contingência offline, porém, o contribuinte deve se responsabilizar pelos seguintes riscos:
• As NFCe’s emitidas em contingência offline deverão ser posteriormente encaminhadas para a autorização, podendo ser rejeitadas, gerando possíveis retrabalhos e problemas junto ao cliente, uma vez que a operação comercial já ocorreu.
• As NFCe’s emitidas em contingência offline só estarão disponíveis para consulta pública após a sua autorização efetiva. Isso pode acarretar em reclamações e denúncias, caso o cliente faça a consulta logo após a venda.
• Na utilização da contingência offline, o contribuinte assume o risco de perda da informação das NFCe’s emitidas em contingência até que elas constem na base de dados do Fisco.
Para ativar a contingência offline no Shop Control 9:
– acesse o menu Movimento / NFC-e;
– em “Contingência”, clique em “Contingência offline”;
– digite uma justificativa de, no mínimo, 15 caracteres;
– pressione o botão “Confirmar”.
Para sair da contingência:
– acesse o menu Movimento / NFC-e;
– em “Contingência”, clique sobre a opção “Emissão normal”.
Lembramos que, ao reiniciar o Shop 9, a “Emissão normal” estará automaticamente habilitada, sendo necessário reativar a contingência, se necessário.
Informações importantes:
• Configurações
– acesse o menu Cadastros / Filiais / Cadastro de filiais;
– localize e abra a filial utilizada;
– na guia “NFC-e”, no campo “Cópias”, insira o número 1;
– em “Outras configurações de NFC-e”, habilite a linha “Manter a data da emissão da contingência ao enviar para autorização”;
– grave e reinicie o Shop 9.
Uma cópia do documento ficará com o cliente e a outra na empresa, para seu controle.
• Normalização do serviço
Quando tudo estiver regularizado, configure o sistema para a “Emissão normal” e reenvie as notas emitidas em contingência.
Os clientes Corporate e Corporate Plus podem utilizar a seguinte tela:
– em Movimento / NFC-e / Enviar NFC-e (Contingência), adicione o período e busque;
– pressione o botão “Enviar todas”.
Atenciosamente,
Equipe Suporte IdealSoft
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