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Atenção! Nova validação do GTIN (código de barras) a partir de 01/06/2023.

04/05/2023

Prezado cliente.

Informamos que a partir de 01/06/2023, entrará em vigor a Nota Técnica 2021.003, que corresponde à validação do GTIN (código de barras).

Nesta nova versão da Nota Técnica:
– Foi mantida a verificação da existência do GTIN no CCG somente para a NF-e (modelo 55);
– Foi mantida a verificação da existência do GTIN no CCG somente para as operações de venda da Indústria (CFOP de Venda Produção do Estabelecimento);
– Foi ampliada a verificação da existência do GTIN no CCG agora para as mercadorias relacionadas com a indústria de Bebidas e Refrigerantes, Cimento e Perfumaria, Higiene Pessoal e Cosméticos, conforme consta no Anexo I desta NT;
– Demais grupos de Mercadorias a serem validados serão definidos posteriormente, por novas versões dessa NT e com prazos futuros.

A nova versão, basicamente, amplia o grupo de NCMs que verificam a existência do GTIN. Por essa razão, suas notas poderão ser rejeitadas caso estejam sem o GTIN e fizerem parte de determinada classe de NCM.

Sendo assim, orientamos que confirme com seu contador quais são esses grupos e seus GTINs para ajustar no Shop Control 9 da seguinte maneira:

• Por produto

– acesse o menu Cadastros / Produtos e serviços / Cadastro de produtos e serviços;
– localize e abra o registro desejado;
– em “Adicionais”, preencha o campo “Código de barras (EAN)”. Se o produto não tiver, marque “Produto não possui código EAN”;
– grave.

• Em massa

Como essa operação não pode ser desfeita, sugerimos que um backup seja feito antes:

– acesse a pasta do Shop 9 através do menu Iniciar do Windows / Meu Computador / Disco Local C / Shop 9;
– localize o aplicativo “S9_Backup” e execute-o como administrador (botão direito do mouse sobre o ícone e “Executar como administrador”);
– na aba “Geral”, deixe marcada a opção “Fazer backup com SQL ligado”;
– selecione a pasta onde salvará o arquivo, através do botão representado por uma lupa ao lado do campo “Salvar Backup em”;
– clique em “Iniciar cópia”.

Já para a alteração:

– acesse o menu Configurações / Outros / Corrigir código de barras EAN;
– utilize os filtros pertinentes e aperte em “Buscar”;
– preencha com os códigos na coluna “Código EAN” ou marque a coluna “Sem EAN” para os que não tiverem;
– clique em “Atualizar”.

O link da NT pode ser conferido em:  https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=4DkRp4SPAgM=

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Equipe Suporte IdealSoft.