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    REJEIÇÃO 391 e 452 – O QUE FAZER?

    Prezados clientes, A SEFAZ iniciou novas validações a partir de 1º de setembro de 2025, o que pode gerar algumas rejeições no momento da transmissão do documento fiscal. Seguem as orientações para corrigir as rejeições 391 e 452:

    Rejeição 391

    Para corrigir, é necessário atualizar o sistema para a versão 9.7.28.0:

    Rejeição 452

    Para corrigir, siga os passos abaixo:

    1. Acesse Cadastros → Filiais → Cadastro de Filiais;

    2. Localize e abra o cadastro da filial que apresentou o erro;

    3. Em NFC-e ou NF-e, altere o Modo de Envio para Síncrono;

    4. Grave, reinicie o sistema e reenvie a nota.

    Se o erro persistir:

    1. Acesse Movimento → Saídas → Saídas (ou a tela utilizada para emissão);

    2. Clique em Buscar (F11), localize e abra a sequência com erro;

    3. Vá em NFC-e → Inutilizar NFC-e ou NF-e → Inutilizar NF-e;

    4. Digite uma justificativa com no mínimo 15 caracteres e inutilize a numeração;

    5. Em seguida, vá em Outras Opções → Desefetivar Saída;

    6. Refaça a sequência e transmita novamente.

    Atenciosamente,
    Equipe IdealSoft

    Em caso de dúvida, conte com os nossos canais de atendimentos