Rejeição 225 - Nota Fiscal Eletrônica.

04/09/2018

Prezado cliente.

Nos últimos dias, a SEFAZ passou a validar o CEST dos produtos durante o envio de NF-e.
As mercadorias que não o possuem, retornam a rejeição “225 – Falha no Schema”. Para ajustar:
– acesse o menu Cadastros / Produtos Serviços / Cadastro Produtos Serviços e localize o produto em questão;
– na aba “Impostos”, altere o “CEST” para um válido (verifique com sua contabilidade) e grave as alterações.

* Caso o contador informe que não há necessidade de inserir tal dado, poderá preencher o campo com 7 zeros (0000000).
Isso feito, será necessário inutilizar a numeração, desfazer a sequência e refazê-la:
> Inutilização
– acesse o menu Movimento / NFe / Inutilizar Numeração de NFe;
– informe o número da nota que foi rejeitada em “Número Inicial” e “Número Final”;
– insira uma justificativa de, no mínimo, 15 caracteres e clique em “Inutilizar Numeração”.

> Desefetivação
– encontre a saída que deseja cancelar na tela de Vendas / Saídas;
– clique sobre o botão “Outras Opções” e, em seguida, “Desefetivar saída”.

Futuramente, essa validação será feita de acordo com a NCM dos itens. Sendo assim, prepare-se e deixe seu sistema configurado:
– acesse o menu Cadastros / Produtos e serviços / Referente aos impostos / Atualizar CEST;
– em “O que deseja fazer?”, selecione “Atualizar todos os produtos” e clique em “Executar”;
– preencha os CESTs, de acordo com a orientação de sua contabilidade;
– concluído, pressione “Alterar CESTs”.

Também é possível utilizar a função “Alterar Dados”, caso existam filtros que possam ser utilizados, como a NCM, por exemplo:
– acesse o menu Cadastros / Produtos e serviços / Alterar dados;
– defina os filtros pertinentes;
– em “Alteração”, opte por “Alterar CEST” e defina o código;
– clique em “Alterar”.
Desse modo, todos os produtos do grupo apontado sofrerão a alteração.

Como esse processo não poderá ser desfeito, recomendamos que faça um backup antes. Para isso:
– acesse a pasta do Shop 9 através do menu Iniciar do Windows / Meu Computador / Disco Local C / Shop 9;
– localize o aplicativo “S9_Backup” e execute-o como administrador (botão direito do mouse sobre o ícone e “Executar como administrador”);
– na aba “Geral”, deixe marcada a opção “Fazer backup com SQL ligado”;
– selecione a pasta onde salvará o arquivo, através do botão representado por uma lupa ao lado do campo “Salvar Backup em”;
– clique em “Iniciar cópia”.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe Suporte IdealSoft