Módulo Backup - Redução de Banco de Dados

06/05/2021

O SQL Server, gerenciador de banco de dados da Microsoft utilizado pelo Shop Control 9, permite – em sua licença gratuita – que os usuários do sistema tenham um banco de dados de até, no máximo, 10 Gb. Pensando em nossos clientes que estão próximos desse limite e que ainda não se prepararam para adquirir uma licença paga do SQL, a IdealSoft desenvolveu a função “Reduzir Banco de Dados”, presente no módulo de Backup a partir da versão 9.24.0.

 

 

** Essa função está disponível a partir da versão Corporate com Backup Online contratado. **

Sua utilização é simples e intuitiva, permitindo que o administrador do sistema faça uma análise prévia (filtrada por data) e visualize o espaço que poderá ser liberado após a exclusão dessas informações ganhando, portanto, um período a mais antes de voltar a atingir o limite permitido na licença gratuita.

A redução também pode ser feita por clientes que queiram diminuir o tamanho de seus backups e otimizar as pesquisas do sistema.

Para mais segurança dos nosso clientes, essa função exige o serviço de Backup Online instalado e configurado, já que antes de iniciar a deleção dos dados o módulo realizará um backup total do sistema e o salvará na nuvem para, caso seja necessário, realizar consultas futuras.

Ainda mantendo a segurança, as datas para a exclusão configuradas para cada tabela terão um limite pré-estabelecido, evitando que dados mais recentes sejam removidos do sistema e possam prejudicar seu uso. Abaixo estão alguns exemplos desses limites:

Tabela de Log – obrigatório manter as informações dos últimos 6 meses.

Tabelas de Documentos Fiscais – obrigatório manter as informações dos últimos 5 anos.

Tabela de Log do S@T – obrigatório manter as informações dos últimos 3 meses.

A redução de banco de dados gravará, no máximo, 3 backups integrais. Caso o cliente faça um quarto processo de limpeza, deverá escolher quais dos 3 backups existentes será substituído pelo novo.

Outra informação importante: ao baixar qualquer um dos backups feitos pelo processo de Redução de Banco de Dados, a restauração alterará automaticamente a série do sistema para a versão de demonstração. Isso se dá, porque esses backups são feitos para fins de consultas e não para devolver os dados para o sistema após terem sido apagados.