Notice: Undefined offset: 0 in D:\home\site\wwwroot\wp-content\themes\idealsoft\single.php on line 57

09/07/2014

Gerar Arquivo da Impressora

Configuração das Informações do ECF

Atenção: Esse é um passo obrigatório para que o Shop Control 9 Fiscal possa realizar a comunicação com a Impressora Fiscal. Veja abaixo mais informações:

A legislação vigente sobre o PAF-ECF determina que o usuário não tenha acesso ao processo de configuração da impressora fiscal, sendo responsabilidade do desenvolvedor do software vincular os índices, formas de pagamento e características dos requisitos aceitos conforme cada Estado ao sistema emissor de cupom fiscal.

Sendo assim, o primeiro passo antes de utilizar o Shop Control 9 Fiscal será gerar, através do módulo Configuração das Informações do ECF (acessado de forma independente do sistema principal), um arquivo contendo todas as informações da impressora fiscal, bem como o termo de responsabilidade pelo uso desse equipamento.

Veja abaixo a tela principal desse aplicativo:

ecf

Para acessá-lo, após a instalação do Shop Control 9 Fiscal, siga os passos abaixo:

  • Clique duas vezes sobre o ícone Meu Computador;
  • Acesse o Disco Local C;
  • Pasta Shop 9;
  • Depois a pasta Shop 9 Fiscal;
  • Localize e execute (como administrador) o arquivo S9_Fiscal_Conf.exe;

Obs.: Esse módulo exige que a impressora fiscal esteja conectada ao computador para sua correta execução.

Esse módulo buscará – dentro da memória da impressora fiscal – as informações necessárias sobre suas configurações, gerando um arquivo com todos esses dados que deverá ser enviado para a IdealSoft (comercial@idealsoft.com.br), junto com a declaração assinada que será impressa no final do processo.

Após o recebimento desses dois documentos, a IdealSoft enviará ao cliente um arquivo de retorno, o qual será importado no Shop Control 9 Fiscal para realizar a configuração do ECF no sistema. O prazo de resposta é de até 24h a contar do recebimento dos dois itens (arquivo e documento assinado).

Importante: O arquivo de retorno é indispensável para a configuração do ECF no sistema. Sem ele, o usuário não poderá realizar qualquer movimentação que dependa da impressora fiscal. Sendo assim, é muito importante considerar o tempo necessário para realizar o procedimento de configuração antes de iniciar as vendas em seu estabelecimento comercial.

 

Gerando o Arquivo com os Dados do ECF

Ao abrir o módulo para gerar o arquivo ECF (clique aqui caso não saiba onde localizá-lo), siga os passos abaixo para gerar o arquivo que precisa ser encaminhado para a IdealSoft:

Dica: Tenha certeza que a impressora fiscal está conectada e ligada ao computador em que o procedimento será realizado.

Na tela principal, clique no botão Gerar Arquivo de Configuração para um ECF para que seja inciado o processo de configuração e o Passo 1 seja apresentado:

 

Escolha, através do campo Fabricante, qual a marca da impressora fiscal que está conectada no computador e clique no botão ecf5 para seguir ao próximo passo.

ecf2

Nessa tela, dependendo da impressora selecionada, o processo pode levar alguns minutos. O aplicativo coletará as informações necessárias para gerar o arquivo com os parâmetros do ECF, o qual servirá como base para que a IdealSoft envio o retorno com as configurações da impressora fiscal.

ecf3

Após a coleta dos dados, o aplicativo permitirá três ações para o envio do arquivo criado, veja abaixo essas opções detalhadamente:

ecf4

 

Opções de Envio

  • Por e-mail configurado no Shop Control

Utilize essa opção caso já exista – pré-configurado no Shop Control – configuração para envio de e-mail.

Com essa opção selecionada, o sistema habilitará uma combo para que o usuário escolha qual a configuração de e-mail que realizará o envio do arquivo para a Idealsoft.

Após selecionado, clique no botão Env iar E-mail para que o processo seja concluído.

Dica: Para que essa opção seja usada é necessário que o computador esteja conectado à internet.

 

  • Não tenho e-mail configurado, vou gerar o arquivo e enviar de outro e-mail

Utilize essa opção caso não exista uma conta de e-mail configurada no sistema.

Dessa forma, o aplicativo habilitará um campo para que o usuário escolha o caminho onde o arquivo com os dados do ECF será salvo, permitindo que seja enviado (anexado) em qualquer conta de e-mail que o usuário possua.

Após indicar o caminho onde o arquivo deve ser salvo (já virá preenchido com a pasta de instalação padrão do sistema), clique no botão Gerar Arquivo para concluir o procedimento.

 

  • Não tenho como enviar e-mail

Utilize essa opção caso não haja internet para envio do arquivo.

Ela não é recomendada, já que o processo manual pode ocasionar enganos que, por consequência, farão com que o sistema não funcione corretamente.

 

Depois de escolher qualquer uma das três opções de envio, o aplicativo solicitará que a Declaração de ECF seja impressa. Nela, estarão discriminados os índices, formas de pagamento e demais informações referente a impressora fiscal. Esse documento precisa ser assinado e enviado por fax para a IdealSoft. Sem ele, a o arquivo de configuração do ECF não poderá ser liberado.

ecf6

Clique no botão Imprimir Declaração de ECF para que o documento seja visualizado na tela. Em seguida, clique no ícone de impressão, selecione a impressora desejada e confirme.

Com o documento impresso, assine-o e envie por fax para o número (41) 3024-1183.