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PROBLEMA NA VALIDAÇÃO DA NFC-E

30/12/2017

Prezados clientes.

A SEFAZ está retornando a mensagem “The request failed with HTTP status 503: Service Unavailable” ou “The operation has timed out ” durante a emissão de NFC-e.

Esse retorno se dá quando o serviço da SEFAZ está indisponível.

É possível aguardar alguns instantes e efetuar um novo envio, da seguinte forma:

– abra a sequência;
– clique em “NFC-e” e “Enviar NFC-e”;
– averigue se o documento possui um novo status de “Autorizado”.

Também é permitida a ativação da contingência offline, porém, o contribuinte deve se responsabilizar pelos seguintes riscos:

• As NFCe’s emitidas em contingência offline deverão ser posteriormente encaminhadas para a autorização, podendo ser rejeitadas, gerando possíveis retrabalhos e problemas junto ao cliente, uma vez que a operação comercial já ocorreu.

• As NFCe’s emitidas em contingência offline só estarão disponíveis para consulta pública após a sua autorização efetiva. Isso pode acarretar em reclamações e denúncias, caso o cliente faça a consulta logo após a venda.

• Na utilização da contingência offline, o contribuinte assume o risco de perda da informação das NFCe’s emitidas em contingência até que elas constem na base de dados do Fisco.

Para ativar a contingência offline no Shop Control 9:

– acesse o menu Movimento / NFC-e;
– em “Contingência”, clique em “Contingência offline”;
– digite uma justificativa de, no mínimo, 15 caracteres;
– pressione o botão “Confirmar”.

Para sair da contingência:

– acesse o menu Movimento / NFC-e;
– em “Contingência”, clique sobre a opção “Emissão normal”.

Lembramos que, ao reiniciar o Shop 9, a “Emissão normal” estará automaticamente habilitada, sendo necessário reativar a contingência, se necessário.

Informações importantes:

• Configurações

– acesse o menu Cadastros / Filiais / Cadastro de filiais;
– localize e abra a filial utilizada;
– na guia “NFC-e”, no campo “Cópias”, insira o número 1;
– em “Outras configurações de NFC-e”, habilite a linha “Manter a data da emissão da contingência ao enviar para autorização”;
– grave e reinicie o Shop 9.

Uma cópia do documento ficará com o cliente e a outra na empresa, para seu controle.

• Normalização do serviço

Quando tudo estiver regularizado, configure o sistema para a “Emissão normal” e reenvie as notas emitidas em contingência.

Os clientes Corporate e Corporate Plus podem utilizar a seguinte tela:

– em Movimento / NFC-e / Enviar NFC-e (Contingência), adicione o período e busque;
– pressione o botão “Enviar todas”.